As meninas podem iniciar o desenvolvimento da puberdade a partir dos 8 anos, desde que a evolução puberal seja lenta, e os meninos, a partir de 9 anos de idade.

Nas meninas, é comum o início com o amento das mamas, que podem ficar mais sensíveis e doloridas, e aparecimento de pelos pubianos, o que pode acontecer posteriormente ou, em algumas situações, antes do aumento das mamas. Nos meninos, nota-se desenvolvimento dos órgãos genitais e aparecimento de pilificação em rosto, axilas e genitais. O odor axilar fica mais evidente em ambos os sexos.

Tem-se notado o início cada vez mais precoce do desenvolvimento puberal das crianças e alguns fatores podem ter importância neste processo. Entre eles, estão os disrruptores endócrinos, que são substâncias que podem mimetizar a função de hormônios no nosso organismo. Alguns disrruptores comuns utilizados em nosso dia a dia são ftalatos, presentes em cosméticos, bisfenol A, encontrados em alguns utensílios de plástico, e derivados do petróleo, que estão entre os componentes de muitas maquiagens, esmaltes  entre outros.

É importante não hesitar em procurar ajuda de um pediatra ou endocrinologista pediátrico para avaliação da criança e orientações em relação à necessidade ou não de tratamento. Bons hábitos alimentares devem ser sempre estimulados e o consumo de susbstâncias, contendo os citados disrruptores, evitados.

Dra. Georgette Beatriz de Paula –  CRM 126.861- Endocrinologista Pediátrica

Comentários

CategoryArtigos

Tradução »