O projeto de lei 9468/18, conhecido como Lei Lucas, deu um importante passo no caminho para virar lei nacional. Ele foi aprovado por unanimidade na Câmara Federal e agora segue para o Senado, de onde, se aprovado, parte para sanção presidencial. A Lei Lucas prevê que o ensino de primeiros socorros seja incluído na grade curricular dos alunos e obriga escolas, creches, berçários públicos e particulares, além de locais de recreação infantil, a proporcionem a capacitação de seus funcionários para a prestação de primeiros socorros.

A Lei Lucas é resultado de uma forte campanha de Alessandra Zamora, que perdeu seu filho, Lucas, no fim de 2017, quando ele se engasgou com o pedaço de uma salsicha em uma excursão da escola. Ele tinha apenas 10 anos.

Alessandra conta que, por falta de pessoas capacitadas, Lucas não foi socorrido com a agilidade necessária e veio a falecer no hospital dois dias depois da ocorrência, vítima de asfixia por engasgamento.

Desde então, ela e sua irmã, Andréa Zamora Bettiati, deram início ao movimento social “Vai, Lucas! – Do luto à luta”. Além do projeto federal, há outros projetos de lei municipal tramitando em Câmaras de mais de 400 municípios, sendo que mais de 20 já foram aprovados e outros oito, sancionados. Doze Estados também já estão com projetos de lei em tramitação.

 

APROVAÇÃO NO SENADO:

Para que o projeto seja aprovado no Senado com rapidez (na Câmara, ele tramitou em regime de urgência e foi aprovado em 39 dias), o movimento criou uma petição que pode ser assinada por qualquer pessoa, basta clicar aqui. Todo o trabalho de Alessandra e Andréa também está na fanpage “Vai, Lucas”, que já possui quase 140 mil curtidas.

DADOS:
De acordo com a ONG Criança Segura, os acidentes, entre eles os engasgos, são a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil. Todos os anos, cerca de 4,5 mil crianças morrem nessa faixa etária e outros 122 mil são hospitalizadas.

Confira o vídeo do Movimento Vai Lucas sobre engasgos

Veja manobras para salvar um bebê de engasgos

Veja também manobras de desengasgo para crianças maiores

CompartilharShare on Facebook

Comentários

CategoryArtigos

Tradução »