A constipação intestinal funcional na infância tem aumentado, caracterizada, pelas fezes ressecadas e volumosas, além do intervalo, que pode chegar até três a quatro dias sem evacuar.

Vale lembrar que quando o intestino não funciona regularmente, a absorção de nutrientes também se compromete, interferindo, inclusive, no desenvolvimento e crescimento durante a infância.

A diversidade na ingestão de alimentos proporciona maior oportunidade para consumir a recomendação de fibras alimentares adequadas, responsáveis pelo bom funcionamento do intestino.

As fibras são uma parte dos alimentos de origem vegetal que resistem às enzimas do sistema digestivo, então elas não são digeridas e absorvidas pelo nosso organismo, não fornecem calorias, passando, assim, para as fezes.

Como elas atuam? As fibras absorvem os líquidos e, por essa absorção e pelo aumento do bolo fecal, elas ajudam a prevenir o intestino preso ou constipação intestinal.

Portanto, é muito importante o consumo de fibras durante a infância! Vamos às dicas:

– Deixe frutas, legumes e verduras coloridas sempre expostos em fruteiras, próximos às crianças. Dê preferência aos de época;

– Ofereça água, durante o dia todo, com copos e garrafas coloridas. Caso a criança não tenha o hábito, faça água saborizada com pedaços de frutas;

– Inclua legumes ralados ou picados em preparações salgadas, como macarrão, tortas ou purês, para estimular o consumo. Exemplo: cenoura, beterraba, couve;

– Estimule o consumo de feijão e lentilha. As leguminosas e os grãos são ricos em fibras;

– Substitua o refrigerante por suco de frutas e consuma frutas com casca;

– Acrescente farinha integral, aveia e cereais no preparo de pães e bolos.

Caso a constipação persista, procure sempre um profissional para avaliação e direcionamentos individuais.

Segue agora uma receitinha básica de bolo de mamão. Se a criança já tiver idade compatível para ir à cozinha, envolva-a no preparo. O estímulo proporciona significantes mudanças no hábito alimentar. Bom apetite!

BOLO DE MAMÃO

Ingredientes:

3 ovos

½ xícara de chá de óleo

1 xicara de café de suco de laranja

½ mamão papaya maduro (sem sementes)

1 xícara de ameixa preta seca (sem caroço)

1 ½ xícara de chá de aveia

1 ½ xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o suco de laranja, o mamão e metade das ameixas. Em uma tigela, misture a aveia, a farinha, o fermento e o restante das ameixas. Junte o conteúdo do liquidificador à mistura da tigela. Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio, pré-aquecido por 30 minutos.

Renata Elisa Faustino de Almeida Marques é nutricionista – CRN 37792

 

CompartilharShare on Facebook

Comentários

CategoryArtigos

Tradução »