É muito comum a procura de um pediatra para a avaliação do crescimento da criança. Para saber se a criança está crescendo adequadamente, é essencial que se tenha um acompanhamento longitudinal com medidas de altura. A altura, por sua vez, deverá ser plotada em um gráfico de crescimento e, a partir daí, teremos como avaliar…

Você já levou seu filho ao oftalmopediatra? Se ainda não fez isso, é hora de procurar este especialista, mesmo que a criança não tenha nenhum problema de visão aparente. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% das crianças em idade escolar apresentam distúrbios oftalmológicos por conta dos erros refrativos. Destes, aproximadamente 5% têm…

A obesidade é um problema de saúde pública. O número de crianças e adolescentes obesos é 10 vezes maior que na década de 70. Vários fatores contribuem para este crescimento do excesso de peso, que trouxe para os consultórios de pediatria, de forma mais recorrente, assuntos como hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e diabetes mellitus tipo…

O dia 1º de agosto é o Dia do Aleitamento Materno. A data, instituída em 1992, tem como objetivo promover a amamentação e chamar a atenção para a sua importância. O leite materno é um alimento completo para o bebê. Além de todas as substâncias necessárias para a sua nutrição, ele também possui anticorpos que…

O sarampo voltou a ser uma preocupação para nosso País. O último surto havia sido registrado em 2014. Em 2016, o Brasil foi certificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) por ter erradicado o vírus. Mas, neste ano, a doença voltou ao nosso País, com a chegada de venezuelanos que vieram para cá fugindo da…

É muito comum que as crianças, no período de férias, durmam e acordem mais tarde. Nessa época, toda a rotina da casa é alterada, principalmente quando há pré-adolescentes, que costumam usar mais a internet, o vídeo game e sair com amigos. Mas a médica alerta: é preciso que os pais tomem conta da situação e…

A Doença cárie é o problema bucal mais conhecido e também o mais corriqueiro.  Trata-se de um problema de saúde pública, com alta prevalência. Medidas preventivas, como o uso de dentifrício fluoretado (na concentração acima de 1.000ppm, na quantidade correta para cada idade), escovação supervisionada por um adulto, consumo inteligente do açúcar e consultas regulares…

Desde 06/06/2001, o Teste do Pezinho é obrigatório e gratuito em todo território brasileiro. Realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, de forma rápida e quase indolor, o exame é fundamental na prevenção da deficiência intelectual e na melhoria da qualidade de vida das crianças. Para que a prevenção seja possível, o exame…

O refluxo gastroesofágico é quando o alimento volta do estômago para o esôfago, e isso pode estar ou não acompanhado de vômito e regurgitação. Ele é considerado um episódio fisiológico e pode ocorrer várias vezes por dia em pessoas saudáveis. No caso dos bebês, estudos apontam que cerca de 67% deles regurgitam pelo menos uma…

O bebê nasceu e chegou a hora de ir para a casa. A família e os amigos estão curiosos para conhecer o novo membro da família e já começam a programar as visitas. Mas, afinal, o bebê pode receber visitas neste começo de vida? Poder, pode, mas não deve. As visitas devem ser restritas e,…

O outono e o inverno são duas estações que favorecem as doenças respiratórias, principalmente nas crianças. Com as baixas temperaturas, o tempo fica seco, a poluição aumenta e as pessoas têm uma tendência a ficarem em ambientes fechados, o que favorece o contágio. Alguns cuidados podem evitar a contaminação ou minimizar os sintomas, que podem…

O mês de junho abre oficialmente a temporada de festas juninas. A maioria das crianças adora essas festanças cheias de danças, comidas típicas e… fogos. Por isso, pais e responsáveis precisam redobrar o cuidado para evitar acidentes, principalmente queimaduras, que são a segunda maior causa de internação infantil por motivos acidentais, segundo o Ministério da…

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe até o dia 15 de junho em todo o País. A medida foi tomada em decorrência de possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde. Inicialmente, a campanha deveria terminar no dia 1º de…

A CPI dos Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes, do Senado Federal, elaborou uma cartilha de prevenção ao suicídio na adolescência. O material levanta 10 questões relacionadas ao tema, com comentários e informações que podem ajudar as pessoas que estão ao lado de um possível suicida a detectarem o problema e buscarem ajuda. O material foi…

A Autolesão Não Suicida – ou automutilação – caracteriza-se pelo comportamento de alguém que está em sofrimento e tem como principal objetivo o alívio emocional. É um fenômeno antigo, mas que está ganhando cada vez mais adeptos, principalmente na população jovem, através do ambiente virtual e da maior exposição nos veículos da mídia, como foi…

Com o aumento do acesso ao mundo digital, o bullying ganhou um forte aliado: o cyberbullying. Ambos são um grave tipo de violência e causam dor, angústia, medo e desassossego. Jamais podem ser considerados uma brincadeira porque suas consequências são muito graves, podendo levar a vítima à morte. Nesta cartilha, elaborada pela CPI dos Maus-Tratos…

A cárie dentária acomete crianças com muita frequência e pode ter efeito negativo importante na qualidade de vida. É fundamental que os dentistas e os pais conheçam e utilizem intervenções e práticas que sejam eficazes para reduzir a frequência e gravidade desta doença na população infantil. É incontestável que a exposição regular dos dentes ao…

A cirurgia para correção da orelha de abano se apresenta como importante aliada na resolução de situações delicadas, como bullying na infância e concorrência no mercado de trabalho. Pessoas do mundo inteiro com características físicas fora do padrão, a exemplo das orelhas de abano, sofrem transtornos em todas as etapas da vida. Aqui no Brasil…

Se você respira pela boca, atenção! Pois essa condição deve ser avaliada por um otorrinolaringologista, já que ao respirar pela boca de modo crônico, ou seja, habitual, alguns posicionamentos adaptativos para a respiração podem interferir no funcionamento do organismo, como o posicionamento de língua, lábio inferior frouxo, assim como a musculatura facial. Com o tempo,…

A ONG Coração Curumim, de Campinas, lançou a Carteirinha do Cardiopata – carinhosamente chamada de Carteirinha do Coração – para crianças cardiopatas. O objetivo é proporcionar aos pequenos pacientes um melhor atendimento em hospitais e consultas de rotina com outras especialidades. O documento pode ser pedido pelo site da ONG. Através do preenchimento de um…

O projeto de lei 9468/18, conhecido como Lei Lucas, deu um importante passo no caminho para virar lei nacional. Ele foi aprovado por unanimidade na Câmara Federal e agora segue para o Senado, de onde, se aprovado, parte para sanção presidencial. A Lei Lucas prevê que o ensino de primeiros socorros seja incluído na grade…

O primeiro passo para tratar a seletividade alimentar é ajudar a criança a entrar em contato com as suas emoções afloradas na hora da alimentação. Quando a criança se recusar a comer algum alimento, os pais precisam atuar de uma forma que ajude a criança a verbalizar o porquê disso. Os pais ou profissionais podem tentar trazer…

Engana-se quem pensa que dor de cabeça ocorre apenas em adultos. Crianças também podem ser acometidas pela dor e isso tem se mostrado bastante comum. Quase 2 milhões de crianças e adolescentes brasileiros sofrem com esse mal pelo menos dez dias por mês. Apesar do número alarmante, muitos casos não são tratados, pois nem sempre…

O médico José Francisco Kerr Saraiva, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), ressalta a importância do Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) para disseminar a consciência sobre os direitos igualitários, o bem-estar, a inclusão social e a saúde das pessoas portadoras dessa alteração genética presente em uma…

Quando uma boa ideia surge, é significante que essa seja espalhada para difusão do conhecimento. Assim é o programa P.A.R.T.Y. (Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude), uma ação que teve início no Canadá, em 1986, no Centro de Ciências da Saúde do Hospital Sunnybrook. Através da iniciativa da enfermeira Joanne Banfield, este…

Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um antígeno (substância estranha ao organismo), como o vírus do sarampo, o sistema imunológico produz anticorpos (proteínas que atuam como defensoras no organismo) para combater aquele invasor. No entanto, essa produção não é feita na velocidade suficiente para prevenir a doença, uma vez que o sistema…

Assim que aparecer o primeiro dente do bebê, é necessário começar a fazer a higienização de sua boca. E, apesar de a criança ganhar uma certa autonomia neste processo conforme for crescendo, os especialistas orientam que, até os oito anos de idade, a escovação diária deve ser feita com a ajuda de um adulto, já…

A maioria das crianças sonha em ter um animalzinho de estimação, porém os pais, muitas vezes, entram em conflito com esta ideia, já que existem alguns receios em relação á convivência dos pequenos com esses bichinhos. A decisão, claro, precisa ser da família e com muita responsabilidade, já que vai envolver vínculos emocionais e dedicação….

O aumento do número de casos de Febre Amarela no Brasil tem deixado a população cada vez mais preocupada. A doença, que é infecciosa febril aguda, é causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Uso de repelentes, telas e roupas compridas ajudam a evitar a picada…

Você sabe que tipo de serviço de saúde deve procurar em cada situação? Pela legislação brasileira, todos os cidadãos e cidadãs devem ter acesso aos serviços de saúde em todos os seus níveis de assistência. Mas, para o bom funcionamento do serviço, é muito importante que os pacientes saibam quando e o que procurar, conforme…

Todo pai ou mãe, em algum momento, vai se deparar com um filho com febre. O aumento da temperatura sempre é sinal de alerta e pode ser um forte indício de que há algo errado no organismo, como uma infecção causada por vírus ou bactéria. É muito importante saber identificar o problema e ter sempre…

Você acabou de ter bebê, chegou em casa e agora está cheia de dúvidas e inseguranças. Esta situação é muito comum para as mamães de primeira viagem e até para quem já tem filho, afinal, cada criança é única. Para ajudar você com as dúvidas iniciais, nós reunimos uma série de dicas do pediatra Sidney…

A automedicação é um assunto sério, tanto para adultos quanto para crianças. Não há números sobre a prática, cada vez mais comum no Brasil, mas estima-se que cerca de 50% dos medicamentos vendidos sejam consumidos de forma inadequada. O consumo de medicamento sem orientação médica pode causar diversos problemas. Segundo dados do Sistema Nacional de…

Delegar os cuidados de um filho para outra pessoa não é tarefa fácil. No entanto, na correria do dia a dia, com os pais envolvidos em suas carreiras profissionais, é quase impossível criar os filhos sem um apoio e, nesses casos, a contratação de uma babá acaba sendo a solução para muitas famílias. Mas o…

Nem sempre o pronto-socorro é o melhor lugar para levar seu filho(a) com dor abdominal aguda. Cólicas abdominais por gases, gastro-esterites agudas, diarreias, constipação, etc. podem causar dor e o tratamento clínico pode ser iniciado em domicílio, com analgésicos que o seu pediatra recomenda, na dose em gotas por quilo de peso (sempre seguindo a…

O teste do olhinho, também conhecido com o reflexo do olho vermelho, é um exame que deve ser realizado de rotina na primeira semana de vida, de preferência ainda na maternidade, pelo pediatra. A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se isto não ocorrer, o…

O desenvolvimento cognitivo, que começa antes mesmo do nascimento prossegue durante a época das brincadeiras. Corriqueiramente chamado de período “pré-escolar”, a fase da creche, é uma época mágica e cheia de fantasias, em que a criança passa por um importante processo de aprendizagem, é um estágio que mais apropriadamente devemos chamar de “primeira infância” e…

Ao descobrir uma gravidez, um dos primeiros passos da gestante é procurar o obstetra. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a saúde bucal precisa de atenção especial nesse período, pois pode interferir na saúde do bebê que está sendo gerado. O “Pré-natal Odontológico” ou “Odontologia Intrauterina” trata e previne doenças bucais…

Dados preliminares de um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde no fim de novembro deste ano mostram que 54,6% da população brasileira com idade entre 16 e 25 anos tem HPV, sendo que 38,4% são de tipos de alto risco para o desenvolvimento do câncer. O estudo foi feito com 5.812 mulheres e 1.774 homens…

Os cuidados com a saúde bucal de uma pessoa devem começar logo nos primeiros meses de vida. Ou melhor, devem começar ainda na gestação, como já dissemos neste artigo (aqui coloca o link do outro artigo). Além de garantir mais saúde, esses cuidados tornam-se um hábito também na fase adulta, de forma que a prevenção…

Cerca de 18% dos bebês que nascem no Brasil são filhos de mães adolescentes, com idade entre 10 e 19 anos. Os dados fazem parte do Sinasc (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos), do Ministério da Saúde, divulgados este ano, mas com base em informações de 2015. A pesquisa mostra que, em relação a 2004,…

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) lançou um guia prático para ensinar pessoas e profissionais a lidarem com o bullying entre crianças e adolescentes. O documento, produzido pelo Departamento Científico de Saúde Escolar da entidade, tem como objetivo oferecer uma importante ferramenta para ajudar na prevenção a casos desse tipo. O material aborda desde a…

Cerca de 44% dos casos de afogamento no Brasil acontecem entre os meses de novembro e fevereiro, segundo informações da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático). Esta é a 2ª causa de óbito entre crianças de 1 a 9 anos de idade e a 3ª, entre 10 e 19 anos. Mas é importante destacar que…

O intestino das crianças na fase de lactente (0-2anos) pode sofrer invaginação, como se fosse as lentes de um telescópio, entrando dentro dele próprio. Os sintomas são agudos e intensos quando isso ocorre. Dor abdominal de início súbito e sem antecedentes é um dos sintomas mais frequentes em crianças com invaginação e é seguido de…

Hoje vamos falar sobre a morte súbita infantil, que é uma das maiores causas de morte entre bebês de até um ano de idade. Ela também é conhecida como “morte do berço” porque acontece quando o bebê está cochilando ou dormindo. Esta morte, inexplicável e repentina, pode ser evitada com um cuidado muito simples: a…

Você sabia que alguns testes simples, realizados logo após o nascimento do bebê, podem detectar doenças e ajudar no tratamento precoce delas? É importante que você verifique se foram feitos os testes obrigatórios e solicite ao pediatra os que ainda não são obrigatórios, mas que podem ser feitos, muitas vezes, apenas com um exame clínico….

Quando uma criança engasga, é fundamental que pessoas que estejam próximas saibam fazer a Manobra de Heimlich, que é rápida, fácil e eficiente para desobstruir as vias aéreas superiores. Para isso, é necessário fazer uma forte pressão no músculo do diafragma, colocando a vítima na posição correta, de acordo com sua idade. No caso de…

O Dia das Crianças está chegando e os pedidos de brinquedos não param. As crianças querem quase tudo que veem na televisão. Mas, antes de ceder ao apelo delas, é fundamental ver se os brinquedos pedidos são seguros. É obrigação dos pais e responsáveis garantir a segurança dos pequenos. Para ajudar nessa missão, o Inmetro…

A avaliação urodinâmica do trato urinário inferior é um exame complementar invasivo, utilizado para avaliação de distúrbios miccionais (incontinência urinária, retenção urinária, urgência miccional e bexigas neurogênicas).  Deve ter indicação médica clara e ser precedido por um questionário minucioso que tente reproduzir os sintomas do paciente, juntamente com exame de urina, que exclua processos infecciosos…

Um elevado percentual de crianças em idade escolar apresenta doenças oftalmológicas. Por essa razão, é muito importante fazer avaliações periódicas com um médico. Bebês e crianças pequenas não sabem expressar suas dificuldades visuais de forma clara. Assim, cabe aos pais/responsáveis observar possíveis sintomas no dia a dia dos pequenos, e de conduzi-los à avaliação médica sempre…

Meningite é uma inflamação nas meninges, membranas que recobrem o cérebro e medula. Pode ser causada por bactérias, vírus e outros agentes infecciosos, e assim é chamada de meningite infecciosa. Por ser uma doença grave e potencialmente fatal, a meningite mais temida é a meningocócica, mas há outras bactérias que também podem causar uma doença…

Muitos pais acreditam que resolver conflitos naturalmente surgidos na convivência entre as crianças, compreendidos como “brigas”, fará com que as crianças se sintam acolhidas e protegidas. Ainda, acreditam que ensinar a revidar as tornarão emocionalmente mais fortes, desenvolvendo o senso de justiça. Primeiramente, vale destacar que o conflito é uma situação natural derivada da convivência…

Muitas pessoas acham que alergia e intolerância são a mesma doença, mas na verdade, são coisas bem diferentes. Começando com a alergia, então, ela ocorre devido a uma reação do organismo, mais especificamente do sistema imune, contra a uma PROTEÍNA DO LEITE de vaca. Essa proteína se chama beta-lactoalbumina e, após o contato do bebê…

As infecções de vias aéreas superiores, assim chamadas porque acometem somente o trato respiratório superior (nariz, ouvido, garganta, orofaringe e cordas vocais), são consideradas um dos principais problemas de saúde na criança. A maioria é de causa viral e, por não ter um tratamento específico, são motivo de angústia por parte dos pais. Qualquer pessoa…

Sabe-se o quanto o meio urbano reduz as possibilidades de interação efetiva do homem moderno com a natureza, e as crianças são as que mais sofrem com tal afastamento, seja no âmbito sensorial, intelectual, social, emocional, espiritual ou motor. Desde muito pequenas, as crianças buscam formas diferenciadas de interação com o seu entorno, e a…

Seu filho já fez o “teste da bolinha”? Ele é fundamental para a detecção precoce da criptorquidia (Posição anômala do testículo). O teste deve ser feito nos primeiros dias de vida e, caso os testículos não migrem para a bolsa testicular em alguns meses, a correção precisa ser feita de forma cirúrgica após o 4º…

Inaugurado em 1986, o Centro Infantil Boldrini, em Campinas, é uma das maiores referências do País no tratamento de câncer e doenças hematológicas. No total, são realizados 6.380 atendimentos ambulatoriais por mês, sendo 1.400 de Hematologia, 1.200 de Oncologia e 3.780 de outras especialidades médicas e da equipe multiprofissional. Além disso, são realizadas cerca de…

Desfralde

Dicas eficientes podem ajudar a tirar a fralda do bebê Pais de bebês até 2 anos de idade sabem a dificuldade que é trocar fraldas e ter que ensiná-los a usarem o peniquinho. O problema maior é entre uma fase e outra. Quando você acaba de botar aquela roupa limpinha, linda e clara e xiiiiiiii……

Síndrome de Down

Síndrome de Down – Evolução e Desafios Dentre os pontos característicos dos portadores da Síndrome de Down, a interação com as pessoas e o ambiente é um dos pontos fortes que se destacam. A maioria das crianças com Síndrome de Down gosta e aprende na interação social com a família e amigos. Elas são ainda…

Bullying

Cresce número de casos de bullying nas escolas e do bullying digital relacionado aos adolescentes Casos de bullying nas escolas cresce no Brasil, diz pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), publicada em 2016. Aparência física é um dos principais motivos de bullying e o problema é considerado de saúde pública. Segundo o…

Orientação Sexual

Especialistas defendem que a educação sexual comece na primeira infância Quando o assunto é educação sexual, há um consenso entre especialistas da saúde, sexólogos e educadores sexuais: ela deve começar na primeira infância, de forma informal, na família, em todas as situações sociais e cotidianas em que a criança está inserida. Se a sexualidade dela…

Medicão Campinas

Conheça a atuação dos Cães terapeutas A Terapia Assistida por Animais (TAA) é cada vez mais reconhecida por promover bem estar aos pacientes e contribuir para a evolução nos tratamentos. Você já ouviu falar em cães terapeutas? Sim, é isso mesmo, projetos em Campinas e diversas regiões do país mostram as inúmeras vantagens do contato…

Febre Amarela

Febre Amarela – Nova recomendação para vacinação entra em vigor A partir de abril/2017 o Ministério da Saúde passou a indicar dose única da vacina Febre Amarela para as áreas com recomendação da vacina em todo o país. A adoção da dose única atende as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o Ministério…

Hospitalhaço

Hospitalhaços Campinas – Uma brincadeira muito séria! Quanto vale o sorriso de uma criança hospitalizada? Para a família, equipe médica e especialmente os voluntários da ONG Hospitalhaços esse momento não tem preço! Tornar o ambiente hospitalar mais leve e descontraído faz parte da missão desses voluntários, que, por meio de histórias, brincadeiras e atividades lúdicas…

Abuso Sexual Infantil

Abuso sexual ainda está entre os principais tipos de violência mais comuns contra crianças no Brasil O abuso sexual no Brasil ainda está entre os principais tipos de violência infantil. Para especialistas, dentre todos os tipos de violência precoce, o abuso sexual é, provavelmente, o evento que leva a consequências mais drásticas e que permanecem…

Quais as regras nacionais para o uso de cadeiras de proteção em veículos de transporte? Segundo o Ministério da Saúde, o acidente de trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes com idades de um a 14 anos no Brasil. Os dados mostram que: • Em 2013, 1.755 crianças dessa faixa…

Você sabia? No Brasil, as queimaduras representam a quarta causa de morte e hospitalização em crianças e adolescentes de até 14 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2014, 19.970 crianças foram hospitalizadas vítimas de queimaduras. Em 2013, 291 crianças morreram por queimaduras. Existem diversos tipos de…

A água é um ambiente familiar e relaxante para as crianças. E deve ser também seguro. Por isso, os pais , logo cedo possuem a preocupação de promover , além de uma atividade física para as crianças, também a segurança delas. E com isso, vem a pergunta: Qual a melhor idade para meu filho começar…

Situação muito comum, principalmente para as crianças, são as quedas com trauma na cabeça. Isto ocorre muito em crianças por que a cabeça, principalmente em menores de 2 anos, é proporcionalmente maior que o corpo. Por ser mais pesada, a cabeça é mais facilmente projetada provocando o trauma. Esta situação gera muita angústia para os…

Os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil, de acordo com os dados do Ministério da Saúde. Todos os anos, cerca de 4,5 mil crianças dessa faixa etária morrem e outras 122 mil são hospitalizadas devido a essas causas no país. Os acidentes mais comuns entre…

Também chamado de hábito de sucção não nutritiva, o uso de chupeta é aceitável em bebês e crianças de pouca idade. Tal hábito pode ser associado à necessidade de satisfação afetiva e de segurança, atendida com a prática do aleitamento materno. Estatisticamente, crianças que são amamentadas no peito por pelo menos seis meses, estão menos…

É comum as crianças sofrerem quedas e os dentes serem atingidos. As maiores complicações decorrentes de trauma, tanto nos dentes de leite como nos dentes permanentes, acontecem por falta de atendimento imediato e de posterior controle, que devem ser realizados no consultório odontológico por um profissional capacitado. O que os pais precisam saber? – O…

Os últimos 20 anos foram de profunda transformação da sociedade desde o aparecimento da internet global como a conhecemos. Economizamos idas ao banco e compras no shopping center lotado, de passagens aéreas, etc. Apesar das inúmeras facilidades que a internet trouxe, seu uso excessivo em aparelhos eletrônicos pelas crianças tem uma série de implicações no…

O câncer de pele é o mais comum de todos os tipos de cânceres e houve um aumento na incidência de casos no Brasil nos últimos anos. A exposição solar é o fator causal mais importante no câncer de pele e no envelhecimento cutâneo. O sol é a principal causa de 90% de todos os…

O site pedline.org.br é um projeto filantrópico concebido pelos Departamentos de Cirurgia Pediátrica em parceria com o de Pediatria da SMCC. Tem como principal objetivo orientar à população leiga sobre as patologias pediátricas de maior prevalência na comunidade, visando à prevenção. O site facilitará o fluxograma de atendimento, procura de tratamento pelos pacientes, definição de…

A gestação é um momento único na vida do casal e requer atenção especial. O ideal é que a gravidez seja planejada e que o casal se submeta a uma consulta pré-concepcional com o médico de confiança de ambos. A escolha do obstetra é pessoal e deve ser pautada na afinidade e empatia que se…

Ao descobrir uma gravidez, um dos primeiros passos é procurar um obstetra. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a saúde bucal precisa de atenção especial nesse período, pois pode interferir na saúde do bebê que está sendo gerado. O “Pré-natal Odontológico” ou “Odontologia Intrauterina”, objetiva tratar e prevenir doenças bucais da…

O que fazer quando um médico de confiança não está credenciado no plano de saúde contratado? Em alguns casos, é possível se consultar com o profissional e depois pedir reembolso pelo plano. Quando você utiliza o sistema de reembolso médico, ou livre escolha, do seu plano de saúde, você será reembolsado das despesas. Muitas vezes…

A informática em saúde está cada vez mais próxima do dia a dia do paciente e do médico, que está usando prontuários eletrônicos, guias de medicamentos, tabelas de código CID ou de procedimentos em seu celular, e é natural que a pesquisa científica também se beneficie da tecnologia. A informática deve ser encarada como um…

No dia 30/08, teve início mais uma campanha inovadora do Departamento de Cirurgia Pediátrica da SMCC. Através de um levantamento inédito realizado em hospitais públicos e privados da Região Metropolitana de Campinas, o Departamento Científico de Cirurgia Pediátrica apontou um índice alarmante: Menos de 25% dos pacientes com criptorquidia são encaminhados para correção deste problema…

Prezados pais e cuidadores de crianças em geral, a tarefa de organizar o local de convívio de modo a evitar perigos para as crianças é essencial para evitar acidentes que podem mudar a trajetória de suas famílias. A criança tem a necessidade de ter novas experiências e faz parte do desenvolvimento dela explorar e interagir…

Palavras do Anestesista Quando se fala de procedimento cirúrgico, logo vem a pergunta? “- E a anestesia? Tem risco?” Hoje, para todos os procedimentos que serão realizados com anestesia, independente da técnica, é obrigatório, segundo a resolução CFM 1802/06, a AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA. Esta avaliação tem muitas funções e as principais são: conhecer o paciente, examiná-lo,…

Todos sabemos que existem profissionais bons e ruins nas mais diversas áreas. A pergunta é, quando depende da sua saúde, como decidir pelo melhor médico? Vamos primeiro estabelecer o que é um bom médico? Bom médico é aquele com boa formação, estudioso e dedicado, certo? Não, o bom médico é aquele que apresenta bons resultados!…


Tradução »